Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A primeira reação que a maioria das pessoas tem ao saber que alguém tem Síndrome de Asperger é “nossa não parece autista” ou então “eu sempre achei ele/a estranho” … não é nem uma coisa nem outra.

autismo

Qual o Dia da Conscientização do Autismo no Brasil?

Lembre-se sempre dessa data dia 02 de abril.

Deixemos os estereótipos de lado, como em todos os casos da vida, também no caso dos Aspies. Para começo de conversa os Aspergers não possuem atraso cognitivo, o que faz com que as pessoas duvidem quando alguém diz que tem a síndrome.

Por outro lado, é caracterizada por interesses/preocupações específicas em detrimento a outras atividades, rituais e comportamentos repetitivos, peculiaridades na linguagem, padrões de pensamento lógico extenso, problemas de interação interpessoal, problemas de comunicação com outras pessoas, infelizmente falta de habilidade para desenhar e para compensar a dificuldade em se expressar verbalmente, movimentos desajeitados e descoordenados e mais algumas coisinhas…

O fato é que os Asperger podem ter algumas características que sempre associamos ao comportamento dos signos, sinceridade extrema, característica dos sagitarianos, parecem propensos a comportamento egocêntrico, que é bem o que dizem dos arianos, fazem as coisas à sua maneira sem se importar com a opinião dos outros principalmente na maneira de se vestir e cuidados com aparência, característica dos librianos… ou seja, talvez aquela pessoa que você considere difícil de lidar, estranha, introspectiva e que tem um signo lazarento de ruim seja apenas alguém que lide a muito tempo com a síndrome de Asperger ou não, mais uma vez vale lembrar de deixar os estereótipos de lado.

Qual a importância do Dia Mundial do Autismo?

Muito se fala das crianças autistas e pouco se sabe dos adultos que lidam diariamente com isso, não se tem números precisos, estatísticas ou nada disso simplesmente pague os diagnósticos aumentaram muito somente dos anos 90 pra cá… as crianças de antes disso, hoje adultas, não recebiam diagnóstico e, portanto, lidaram a maior parte da sua vida com essa questão sem apoio de ninguém, inclusive sem o entendimento da própria família.

Leia também:  Tenha um cachorro!

Talvez hoje seja um dia de reflexão, mais um, sobre o que é discriminar. Discriminar o que não se conhece, o que não se entende, o que não enxergamos no outro. Devemos aproveitar o dia para entender que existem muros entre pessoas/situações e que esses muros muitas vezes estão ali por motivos que fogem ao nosso entendimento, por motivos alheios a qualquer vontade nossa ou do outro e que não devemos tentar derrubá-los e sim compreendê-los e não existe forma melhor de fazer isso do que expressando amor.

Se existe algo que qualquer pessoa, inclusive as que tem Asperger, mesmo com sua imensa dificuldade em entender os sentimentos próprios e os dos outros, consegue SENTIR é o amor.

Para conhecer o Asperger não adianta você achar que ele vive num mundo só dele, não, ele vive no nosso, no mundo de todos, fazendo um esforço além do comum para entender nosso sarcasmo, nossas piadas, para entender nossas expressões faciais, para estabelecer vínculos conosco e por tudo isso ser tão antinatural para eles é que merecem o triplo de respeito.

Como conscientizar sobre Autismo?

Existe uma piadinha que diz o seguinte, se você pedir a um Asperger “por favor, descasque metade das batatas e coloque para cozinhar” quando chegar em casa todas as batatas da geladeira estarão dentro de uma panela, cozinhando, porém, descascadas apenas pela metade.

Obviamente é um modo exagerado de dizer que para um Aspie as coisas funcionam no sentido literal… Então literalmente falando se você convive com alguém que tem esse tipo de autismo, AME-O, mas o faça verdadeiramente… ou DEIXE-O em paz, mas nunca subestime-o, nunca o ridicularize, nunca ache que ele não é inteligente (provavelmente ele é muito mais do que você) e nunca, nunca mesmo o trate como alguém “com problemas, esquisito” se você não sabe exatamente o que ele tem ou como lidar com ele. Enfim amigo, não o discrimine. Respeite-o como faria com qualquer outra pessoa. Lembre-se acima de tudo que limitações temos todos, defeitos também e humildade para admitir e aprender. Somente os evoluídos possuem.

Leia também:  House of Cards (sem spoiler)

Acompanhe nosso blog para mais postagens como essa! 🙂

Categories:

Sem comentários

Deixe um comentário